Enriqueça o repertório e desperte a paixão pelo conhecimento mergulhando nas páginas dessas incríveis histórias!
Conte algo interessante sobre seu negócio aqui.
Mostre um produto ou serviço em particular.
O projeto Tesouro Literário foi desenvolvido com base no campo artístico-literário da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece a importância de valorizar e promover as habilidades de leitura e escuta no ambiente escolar.
Ele apresenta uma cuidadosa curadoria de 25 livros literários, organizados por faixa etária, juntamente com um livro do mediador destinado aos professores, contendo sugestões de atividades a serem realizadas antes, durante e após a leitura. Além disso, cada estudante recebe um livro literário e um livro do leitor para registrar suas impressões, opiniões e compreensão dos textos lidos.
O projeto tem como objetivo principal a formação de leitores por meio do desenvolvimento leitor cujo incentivo é o hábito e a paixão pela leitura, proporcionando não apenas entretenimento, mas uma série de benefícios para as crianças como o aumento do vocabulário, o aprimoramento da compreensão textual, o estímulo à reflexão crítica e a ampliação do repertório cultural. Além disso, o projeto promove uma visão abrangente do mundo, estimulando a criatividade e aprimorando habilidades essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, como letramento, concentração, pensamento crítico e capacidade de expressão.
Aqui estão algumas das principais razões pelas quais a leitura é importante nessa fase:
1. Desenvolvimento da linguagem:
A leitura expõe as crianças a um vocabulário diversificado, ampliando seu repertório linguístico e melhorando suas habilidades de comunicação.
2. Estímulo à imaginação e criatividade:
Os livros despertam a imaginação das crianças, levando-as a explorar novos mundos, personagens e histórias. Isso estimula a criatividade e o pensamento abstrato.
3. Aquisição de conhecimento:
A leitura permite que as crianças aprendam sobre diferentes temas, culturas, lugares e períodos históricos. Essa ampliação de conhecimento contribui para seu desenvolvimento intelectual.
4. Estabelecimento de vínculos afetivos:
A leitura compartilhada entre mediadores e leitores (professores, pais, mães, responsáveis, crianças e estudantes) cria conexões afetivas e fortalece as relações humanas, aguçando os sentidos por meio de experiências com a leitura literária.
5. Desenvolvimento cognitivo:
A leitura ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como letramento, concentração, memória, raciocínio lógico e resolução de problemas.
6. Estímulo à empatia e compreensão:
Através da leitura, as crianças são expostas a diferentes perspectivas, culturas e experiências, que promove a empatia e a compreensão do mundo ao seu redor.
Essas são apenas algumas das muitas razões pelas quais a leitura literária na infância é tão importante. Ela não apenas promove o amor pelos livros, mas também contribui para o desenvolvimento integral das crianças, inclusive de habilidades socioemocionais, preparando-as para um futuro de aprendizado contínuo e enriquecedor.
A LEITURA é a principal estratégia pedagógica para a aprendizagem em todas áreas de conhecimento ao longo de toda a vida escolar da criança.
Para FORMAR LEITORES é fundamental experimentar a literatura ao longo da vida desde a primeiríssima infância e é necessário duas ações básicas: ALFABETIZAR e DESENVOLVER O LETRAMENTO. A proposta do projeto TESOURO LITERÁRIO desenvolve o letramento desde a Educação Infantil, assegurando orientação técnica aos professores para trabalharem o desenvolvimento leitor por meio da LEITURA APLICADA às habilidades socioemocionais, por isso a prioriza as habilidades do campo artístico-literário
A composição do baú foi feita a partir de uma curadoria criteriosa de livros literários potentes a serem utilizados no momento de encontro semanal da turma com a leitura.
O desenvolvimento do leitor é o processo contínuo e gradual pelo qual a pessoa adquire e aprimora as habilidades relacionadas à leitura. Isso envolve a decodificação de palavras (alfabetização), a compreensão, a interpretação e a apreciação do texto escrito que indicarão se a pessoa é um pré-leitor, leitor iniciante, em processo, fluente, autônomo ou crítico, além de sua proficiência leitora.
O desenvolvimento do leitor inclui marcos influenciados por diversos fatores e comportamentos leitores como a exposição a diferentes gêneros, as práticas de leitura em casa e na escola, os estímulos educacionais ao longo da vida, além do estímulo ao interesse e curiosidade em relação aos textos.
O projeto TESOURO LITERÁRIO apresenta uma metodologia singular para todos que desejam transformar crianças em leitoras.
Copyright © 2024 Brasil Editora – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Editora Brasil Livros
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.