Desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, raciocínio lógico e criatividade, por meio do ensino do pensamento computacional.
Ensinar o pensamento computacional para os alunos proporciona o desenvolvimento de algumas habilidades, como: resolução de problemas, raciocínio lógico e criatividade por meio da linguagem e dos conceitos da computação. Na prática, ensina as técnicas intelectuais para que os alunos consigam resolver os desafios de suas vidas, de forma mais eficiente.
Por exemplo, utilizar o pensamento computacional para: organizar os estudos, a rotina semanal, delegar atividades para trabalhos em equipe, estruturar uma lista de mercado, planejar uma viagem, entre outros.
O público-alvo abrange os alunos da Educação Infantil (a partir dos 3 anos) e Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano).
• Proporcionar aos alunos o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e a resolução de problemas por meio do treinamento e prática no uso do pensamento computacional
• Possibilitar que o professor exerça seu importante papel como mediador e guia no desenvolvimento de atividades propostas para a prática do pensamento computacional, abrangendo tanto ambientes digitais quanto não digitais, incluindo atividades plugadas e desplugadas
• Transformar a sala de aula em um ambiente de aprendizagem a partir da prática de diversas atividades, distribuídas entre as temáticas maker, lógica e linguagem de programação e prototipagem estrutural e eletrônica
• Inserir tecnologias de criação e experimentação em um lugar central como ferramenta para alavancar o aprendizado
• Construir habilidades sociocognitivas
Tendo como foco Pensamento Computacional, o Projeto MOTRIZ integra os eixos Cultura Digital e o Mundo Digital que tem grande relevância na abordagem da computação no universo escolar.
Desenvolvimento de habilidades: O pensamento computacional ajuda os alunos a desenvolverem resolução de problemas, raciocínio lógico e criatividade, aplicáveis em desafios cotidianos.
Abordagem integrada na educação: O Projeto Motriz, alinhado à BNCC, promove a cultura e o mundo digital, utilizando tecnologias e atividades práticas, digitais e não digitais, para transformar a sala de aula em um ambiente de aprendizagem dinâmica.
Foco em competências digitais: O projeto enfatiza a importância de preparar alunos para o mundo digital, ensinando habilidades como abstração, automação, e segurança digital, essenciais para a cidadania no século XXI.
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